O ELO QUE VOCÊ NÃO CONHECIA PARA O SUCESSO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
No cenário empresarial moderno, as adversidades são inevitáveis. Empresas de todos os tamanhos, em algum momento, podem enfrentar turbulências financeiras. Enquanto muitas buscam o caminho da recuperação judicial, poucas reconhecem o papel crucial de um especialista silencioso, mas extremamente influente: o “proxy hunter”, o facilitador dos credores no processo de recuperação judicial.
Imagine uma empresa prestes a alcançar um novo começo, com um plano de recuperação sólido em mãos, mas esbarrando em um obstáculo: a incerteza do apoio dos credores. É neste cenário que o “proxy hunter” surge como um elo vital, interligando os interesses da empresa aos de seus credores e, assim, pavimentando o caminho para um futuro mais promissor.
QUEM É O PROXY HUNTER?
Especialistas em sua área, esses profissionais extraem registros, documentos e outras fontes para localizar e contatar credores. Com uma abordagem centrada na compreensão e negociação, eles facilitam um diálogo produtivo, tornando visível o valor e os benefícios do plano de recuperação para todas as partes envolvidas.
O QUE FAZ O PROXY HUNTER?
Enquanto os jurídicos das empresas possuem expertise em suas áreas, a complexidade da recuperação judicial pode obscurecer o entendimento dos credores. O “proxy hunter” atua como um tradutor, simplificando e esclarecendo cada fase, cada regra, e cada detalhe do plano de recuperação judicial. Em outras palavras, o facilitador, o “proxy hunter”, viabiliza a comunicação e traz clareza ao processo, explicando o passo a passo, as etapas e a forma de execução do plano de recuperação, seus motivos, suas regras e forma de pagamento, dentre outros.
COMO FUNCIONA A ATUAÇÃO DO PROXY HUNTER?
Aqui, o foco é a colaboração. O sucesso da recuperação judicial reside na unidade de objetivos da empresa e da coletividade de credores. A intenção não é impor, mas informar. A empresa recuperanda contrata o “proxy hunter” pois muitos credores se veem diante de barreiras financeiras ou de compreensão que os impedem de participar, pois um especialista em recuperação judicial é um profissional de honorários elevados no mercado. O “proxy hunter” age para garantir que todos possam ter voz, representando fielmente os interesses daqueles que representa.
É preciso entender que há esforço conjunto: não há lados opostos, os interesses convergem para que a empresa se mantenha e que os credores recebam pelas vendas ou serviços já prestados, bem como que possam continuar tendo aquela empresa como destinatária de seus produtos e serviços no futuro. São todos em busca do fim social da empresa, previsto constitucionalmente, afinal, o sucesso do processo de recuperação judicial depende da validação e aprovação do plano pelos credores de todas as classes, interessados diretos.
O objetivo aqui é praticidade e informação. Nenhum credor está obrigado a utilizar-se dos serviços prestados pelo profissional de “proxy hunter”, o que se objetiva é que todos tenham acesso às informações dispostas no plano de recuperação judicial e em como aderir ao mesmo. E mais, como participar do processo. Em muitos casos, o que se vê na prática é que os credores possuem créditos menores que o valor de eventuais honorários advocatícios de advogados especializados em Recuperações Judiciais, o que por si só inviabiliza o acesso dos mesmos à participação efetiva. É o que se busca evitar com este personagem. Cada um dos credores é livre para participar pessoalmente da Assembleia, por seu advogado, e ainda possui a alternativa de outorgar poderes ao proxy hunter, que tem obrigação ética e contratual de seguir os interesses do credor que representa, votando conforme orientações dadas.
Importante frisar, ainda, que o facilitador não recebe os créditos em nome do credor, ele apenas representa sua voz em Assembleia, a fim de que o Plano de Recuperação Judicial seja aprovado e que o credor possa afinal receber o que é seu por direito. Não se fala aqui de transferência de direitos ou valores, como muitos podem vir a pensar, equivocadamente. É apenas uma representação pontual, manifestando concordância com o Plano.
PORQUE CONTRATAR UM PROXY HUNTER?
Histórias de planos robustos que não conseguem aprovação nas assembleias são comuns. O detalhe diferenciador, muitas vezes, é a presença estratégica de um “proxy hunter”. A expertise e a habilidade de conectar pontos cruciais com credores podem ser a virada de jogo que uma empresa precisa. Muitos foram os processos de recuperação judicial conduzidos com maestria técnica, mas que não tiveram seus planos devidamente publicizados perante os credores, os quais não compareceram ou aprovaram em peso em Assembleia.
QUANDO CONTRATAR UM PROXY HUNTER?
A antecipação é crucial. Ao planejar a contratação antes do agendamento da Assembleia Geral de Credores, as empresas garantem tempo suficiente para uma estratégia eficaz. Em recuperação judicial, cada segundo conta. Quando ocorre a marcação da AGC, normalmente se tem menos de dois meses para agir, prazo que pode se mostrar muito escasso, a depender do quantitativo de credores. Tempo é ouro nestes casos!
CARAM ADVOCACIA
ÊXITOS COMO PROXY HUNTER
No último processo de recuperação judicial que tive oportunidade de atuar como Proxy Hunter, conseguimos aprovação com 93,95% na Classe III (quirografários) e de 94,29% na Classe IV (microempresas e empresas de pequeno porte), graças a um trabalho organizado e transparente perante todos os credores, com negociação, monitoramento, reporte e preparação devidas para a Assembleia, que refletiram neste exitoso resultado. Todos satisfeitos!
Ao compreender o papel vital do “proxy hunter” no processo de recuperação, você não apenas reconhece a importância deste profissional, mas também se posiciona para maximizar as chances de um desfecho positivo. Estar bem informado e agir proativamente pode ser o diferencial entre simplesmente sobreviver e prosperar.